Refêrencias Visuais

R E T R A T O

Julia Margaret Cameron


Biografia


Nasceu em Calcuta, (seu pai era escocês e sua mae francesa), e foi educada na França. Desde 1848 até 1875 viveu na Inglaterra onde desenvolveu sua carreira artística. Ganhou uma cámara de presente aos 48 anos e ficou apaixonada pela fotografia. Posavam para ela seus muitos filhos, os serventes da casa e também personagens cultos e famosos como o naturista Charles Darwin, os escritores Lewis Carroll e Henry Taylor, e o astrónomo John Herschel, "inventor dos termos: positivo, negativo y fotografía" (FOTONOSTRA, 2017).


Julia Margaret Cameron falava que: "Desde o primer momento manipulei minha lente com delicado ardor, e tem-se convertido para mim em uma coisa com vida."(ROSENBERG, 2013).


Suas fotografias foram muito influenciadas pelos Pre-Rafaelitas e o Pictorialismo, mas ela soube atingir um alto grau de naturalidade de seus modelos e recorreu a efetos fotográficos como "iluminação sombria, menor profundidade de campo, longa esposoção e foco suave"(ROSENBERG, 2013), que foram considerados erros em seu tempo mas hoje, para nosso olhar contemporáneo, são virtudes que dão aos retratos da Cameron vulnerabilidade, espiritualidade e  candura exepcionais.

Eu elegi esta fotógrafa como referência visual pela importância e protagonismo que os cabelos têm nos seus retratos.



A cámara da Julia Margaret Cameron
Holly Family
The Kiss of Peace
Mary Hiller
Angel
Sir John Herschel
Sir Henry Taylor
Sir Henry Taylor
Mary Hiller


F O T O M O N T A G E M

Joan Charmant


Biografia

Nasceu em junho de 1978.  Vive em Bordéus, no sudoeste da França. É engenhieiro de software.


“Este artista com trabalhos que abrangem desde a ciência ficção ate o mítico e fantástico, passando pelo humor mais estranho, utiliza Photoshop com uma imaginação livre de ataduras.” (ANG 2011) 
Na sua página web, Charmant fala que sempre tem sentido fascinação pelo momento quando uma ideia/conceito adquire vida e muda em algo tangível.

Sua inspiração provêm sobretudo das histórias curtas de ciência ficção e novelas.  Ele gosta de empurrar o conceito numa direcção ou na outra para ver o que acontece.  

Também gosta de coisas diversas como natureza, tecnologia, ciência e diferenças culturais... Então, quando ele desenha uma imagem, faz conexões entre conceitos remotos afim de produzir ideias novas, frescas o bizarras.  Tenta misturar ideias e sentimentos contrastantes que não tenham relação alguma entre si.

Nas suas montagems é crucial a coerência da direcção de luz e da perspectiva.


Biohazard Experiment, 2007
Charlize Leftovers, 2007
Sunrise over Lillyville, 2006
Mars Flytrap, 2005
Jelly Cat, 2005
Bear with Attitude, 2004
Forest Charmer, 2007
Mechanic / Organic, 2006

P H O T O S H O P 

Aaron Nace


“Não há nada mais divertido do que sonhar uma idéia e torná-la realidade através de fotografia e pós-processamento.
Peguei uma câmera há 12 anos e não a soltei mais. Em 2011 comecei a fazer tutoriais de vídeo do YouTube, ajudando as pessoas a aprender Photoshop e Fotografia.
Tenho orgulho de dizer que o PHLEARN se tornou uma comunidade de milhões de pessoas fantásticas em todo o mundo.
Cara, eu tenho sorte!
Trabalhei com algumas empresas maravilhosas, incluindo GrubHub, Adobe e CreativeLive; E tenho a honra de ser professor adjunto da Columbia College. 

Além disso, tenho uma casa incrível em Chicago, trabalho com pessoas maravilhosas ao meu redor, uma esposa amorosa e sem falar no meu cão sensacional de longas orelhas.”

http://www.masterclass-aaron.com/o-instrutor/








Aaron Nace virá para São Paulo 
no 30 de Setembro de 2017
dará aulas avançadas de Photoshpo









Nenhum comentário:

Postar um comentário